TRABALHOS
Normas para submissão dos trabalhos científicos.

GERAÇÃO DE CERTIFICADOS

1. ORIENTAÇÕES GERAIS

1.1 – As submissões dos trabalhos deverão ser feitas após inscrição e pagamento de todos os autores no XV ENEX. O autor que submeter o trabalho, será responsável pelo preenchimento da inscrição, apresentação do trabalho no local e acompanhamento dos resultados da avaliação por parte dos pareceristas (via link na página do evento: www.enex.unifacex.com.br); 1.2 – Não serão aceitos trabalhos após o vencimento do prazo; 1.3 – A data limite para o envio dos trabalhos será 20/10/2018, até meia-noite (horário de Brasília); 1.4 – Quando da submissão o autor deverá efetuar o login na página indicada com o seu número de inscrição (recebido pelo email) e seu CPF, para que em seguida possa preencher as informações necessárias; 1.5 – Cada participante poderá inscrever até 08 (oito) trabalhos. A contagem do número de trabalhos não distingue autoria e co-autoria, ou seja, apenas 08 independente da ordem de submissão deverão ser analisados; 1.6 – Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de Comunicação oral (trabalho completo – pesquisa original, revisão de literatura ou relato de experiência) ou Pôster (Resumo simples – pesquisa original, relato de experiência ou revisão de literatura); 1.7 – Após realização do login, o autor deverá selecionar a modalidade do trabalho (Comunicação Oral ou Pôster), bem como o tipo de trabalho: pesquisa original ou revisão da literatura ou relato de experiência) . Neste momento deverão ser preenchidos o(s) nome(s) do(s) demais autor(es) (caso haja), título do trabalho, selecionar a área do conhecimento e três palavras-chave; 1.8 – Para os trabalhos do tipo Comunicação Oral deverá ser feito o upload do arquivo, que DEVERÁ conter no máximo 10 (dez) páginas e no modelo a ser disponibilizado, por meio do tipo DOC. (produzido no Microsoft Word 97-2003), cujo tamanho não poderá ser maior que 1mb (megabyte); 1.8.1 O autor deverá, no ambiente de submissão, fazer o upload no local disponibilizado; 1.9 Para os trabalhos do tipo Pôster deverá ser feito o upload do arquivo, que DEVERÁ conter no máximo 01 (uma) página e no modelo a ser disponibilizado, por meio do tipo DOC. (produzido no Microsoft Word 97-2003), cujo tamanho não poderá ser maior que 1mb (megabyte).

2. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

2.1 – Todo o processo de avaliação acontecerá em sistema de revisão de forma que os avaliadores não tomarão conhecimento sobre a identificação dos autores; 2.2 – O participante responsável pelo envio do trabalho será informado por e-mail sobre o resultado da avaliação. A qualquer momento será possível verificar a situação do trabalho enviado, através da opção VERIFICAÇÃO DE TRABALHOS contida nesta tela; 2.3 Os trabalhos que carecerem de ajustes, após avaliação dos pareceristas deverão retornar via sistema no limite da data de finalização de recebimento de trabalhos no ato avaliativo. O trabalho reenviado passará novamente por avaliação e só após a nova avaliação receberá o status de aprovado ou rejeitado, isso dentro do prazo de submissão.

3. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

3.1 – As apresentações acontecerão na semana do Evento nas Unidades do UNIFACEX. Estaremos divulgando as localizações exatas tempestivamente; 3.2 – As apresentações em Pôsteres deverão ser afixados nos locais informados e ser apresentados nos horários pré-determinados, tendo as Comunicações Orais seguindo o mesmo ritual.

4. CERTIFICAÇÃO DOS TRABALHOS E DE PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

4.1 – Serão certificados, apenas, os trabalhos efetivamente apresentados no evento pelo(s) autor(es); 4.2 – O (s) certificado(s), contendo o(s) nome(s) de todos os autores cadastrados na submissão, será(ão) entregue(s) virtualmente no mesmo ambiente da submissão, em PDF., tendo acesso o autor que fez a submissão anterior; 4.3 – A certificação de participação do XV ENEX ocorrerá em até 60 (sessenta) dias após o término do Evento, sendo esta para aluno diretamente enviada ao sistema de Atividade Complementar e os demais impressos e entregue na Central de Relacionamento, no Campus Capim Macio; 4.4 – O acesso aos certificados ocorrerá pelo ambiente do autor que fez a submissão, ficando disponível até 90 dias, após a liberação no sistema.

5. NORMAS DE SUBMISSÃO NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL (TRABALHO COMPLETO – PESQUISA ORIGINAL OU REVISÃO DA LITERATURA)

5.1 – No máximo 6 (seis) autores poderão constar no trabalho; 5.1.1- Cada trabalho completo só pode ter até 10 (DEZ) folhas em Word, feito o upload no modelo a ser disponibilizado, por meio do tipo DOC. (produzido no Microsoft Word 97-2013), cujo tamanho não poderá ser maior que 1mb (megabyte); 5.2 – O trabalho deverá ser elaborado rigorosamente de acordo com o modelo estabelecido no item 5.5.1, respeitando-se o prazo de inscrição no evento; 5.3 – O conteúdo do trabalho completo deve ser revisado gramaticalmente pelo(s) autor(es) e orientador (se for o caso, mas considerando como autor), antes de submetê-lo à avaliação dos pareceristas; 5.4 – O trabalho será avaliado(s) por pareceristas, convidados pela Comissão Científica; 5.5 – O trabalho completo, de qualquer área do conhecimento, deverá ser escrito em Língua Portuguesa e elaborados rigorosamente de acordo com o modelo estabelecido devendo conter somente texto; 5.5.1 – O trabalho completo oriundo de pesquisa (original ou de revisão) deve conter: • Resumo: apresentação do trabalho (até 15 linhas, em espaçamento simples); • Palavras-chave: informar três palavras chaves separadas por ponto; • Introdução: visão geral sobre o assunto com definição dos objetivos, indicando a relevância da pesquisa; • Revisão da literatura: conceitos e discussões teóricas com os autores que deram sustentação trabalho; • Metodologia: como o trabalho foi realizado (procedimentos/estratégias; os sujeitos/participantes/documentos; equipamentos/ambientes, etc.); • Resultados e discussão: os resultados obtidos; se for o caso, fazer referência a medidas e cálculo estatísticos aplicados; • Conclusão: basearem-se nos dados apresentados no item Resultados, referindo-se aos objetivos da pesquisa; • Referências: informar os autores consultados e referenciar de acordo com a ABNT. Obs 1º: no caso de trabalhos completos em forma de RELATO DE EXPERIÊNCIA, exclusivamente, deverão conter a seguinte estrutura: • Resumo: apresentação do trabalho (até 15 linhas, em espaçamento simples); • Palavras-chave: informar três palavras chaves separadas por ponto; • Introdução: Os autores devem situar brevemente a intervenção realizada, seus objetivos e conceitos que fundamentaram a prática devidamente referenciados em literatura científica reconhecida como tal. Deve-se esclarecer também em âmbito a intervenção foi realizada, ou seja, se extensão, estágio ou experiência equivalente. É necessário descrever também uma justificativa para a intervenção realizada. • Metodologia: Nesta seção, devem estar claros os seguintes itens: o local onde a prática foi realizada, caracterizar quem participou dela (sejam pessoas ou instituições), o período em que ocorreu, a quantidade de encontros bem como quais intervenções realizadas (técnicas, métodos, instrumentos, dinâmicas de grupo, etc.). Caso tenha havido a necessidade de cuidados éticos, tais como autorização de crianças e adolescentes para participação, os autores também deverão descrevê-los. • Resultados: Neste item, devem ser descritos os resultados da intervenção. Ou seja, qual o impacto das ações realizadas. Aqui podem estar contidos fragmentos de fala dos participantes, resultados de instrumentos utilizados, relatos feitos pelos autores da intervenção provenientes de observações feitas no campo ou elementos equivalentes. • Conclusões: Neste item, os autores devem avaliar o processo da intervenção: utilidade, fragilidades e pontos fortes da intervenção. Podem ser apresentadas também breves reflexões sobre ações futuras na mesma área. • Referências: De acordo com as normas da ABNT. 5.6 O corpo do texto deve estar em espaçamento 1,5 entre linhas, página tamanho padrão A4, no formato retrato. A página do trabalho deverá ter margem superior igual a 3,0 cm e as demais igual a 2,0 cm. 5.7 – É obrigatório que: a) Os autores façam revisão gramatical, ortográfica e de digitação no trabalho completo, sob pena de desclassificação; b) A elaboração do documento deve atender rigorosamente o modelo estabelecido pela Comissão Científica. 5.8 - No ato da submissão dos trabalhos, a inclusão de todos os autores deve ser feita com seu nome por extenso no momento da submissão. Em hipótese alguma será aceita a inclusão de autor após a submissão; 5.9 A submissão se dá por meio de UPLOAD de Arquivo em Word, exclusivamente. 5.10 Será disponibilizado o modelo que deve ser seguido, integralmente. 5.11 Trabalho identificado será imediatamente rejeitado, não cabendo nova submissão. 5.12 Trabalho com ausência de informações (desrespeitando o modelo) será imediatamente rejeitado.

6. NORMAS DE SUBMISSÃO NA MODALIDADE POSTER (RESUMO SIMPLES, – pesquisa original, relato de experiência ou revisão de literatura)

6.1 – No máximo 6 (seis) autores poderão constar no trabalho; 6.1.1- Cada Resumo Simples poderá conter no máximo 01 (uma página). 6.2 – O resumo simples do trabalho deverá ser elaborado rigorosamente de acordo com o modelo estabelecido no item 5.5.1, respeitando-se o prazo de inscrição no evento; 6.3 – O conteúdo do resumo simples deve ser revisado gramaticalmente pelo(s) autor(es) e orientador (se for o caso, mas considerando como autor), antes de submetê-lo à avaliação dos pareceristas; 6.4 – O resumo simples do trabalho inscrito(s) no evento será avaliado(s) por pareceristas, convidados pela Comissão Científica; 6.5 – O resumo simples do trabalho, de qualquer área do conhecimento, deverá ser escrito em Língua Portuguesa e elaborados rigorosamente de acordo com o modelo estabelecido devendo conter somente texto;

7. DO MODELO/APRESENTAÇÃO DO PÔSTER

7.1 – O pôster deverá contemplar os seguintes tópicos: 1ª - Símbolo do UNIFACEX (parte superior do pôster - a esquerda); Título do trabalho; nome dos autores (por extenso, ordem alfabética) e e-mail; 2ª - Introdução; 3ª - Objetivos; 4ª - Metodologia; 5ª - Resultados ou Resultados e discussões; 6ª - Conclusão. 7ª – Referências 7.2 – Tamanho do Pôster: Largura – 90cm; Altura – 100cm; 7.3 – O texto do Pôster deve ser legível a uma distância de pelo menos 1 m; 7.4 – Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas possíveis; 7.5 – Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público; 7.6 – A fixação do pôster será feita pelos alunos, no local a ser indicado no resultado da avaliação através do site do evento; 7.7 – Compete ao grupo trazer a fita para fixação do trabalho no biombo; 7.8 – É obrigatório que: a) Todos os alunos permaneçam junto ao pôster, durante o tempo da apresentação, para responder às questões dos interessados; b) O título do trabalho no pôster deve ser idêntico ao título do trabalho submetido ao Evento; 7.9 – É proibida a apresentação: a) - por terceiros; b) - utilizando-se de equipamentos, microfones, aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos demais autores da sessão, sem prévia autorização da coordenação.

8. DO MODELO/APRESENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORAL

8.1 – O trabalho deverá ser apresentado VIRTUALMENTE em Projeto Multimídia, em sala de aula, devendo contemplar os seguintes tópicos: 1ª - Símbolo do UNIFACEX (parte superior – à esquerda); Título do trabalho; nome dos autores (por extenso, ordem alfabética) e e-mail; 2ª - Introdução; Referencial Teórico (para os trabalhos completos: pesquisa original) 3ª – Objetivo(s); 4ª - Metodologia; 5ª - Resultados e discussões; 6ª – Conclusão; 7ª – Referências; 8.2 – Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas possíveis; 8.3 – Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para despertar o interesse do público presente; 8.4 – A apresentação do trabalho será feita pelos autores, no local e hora a serem indicados no resultado da avaliação através do site do evento; 8.5 – É obrigatório que: a) Todos os autores estejam na apresentação durante o tempo da mesma, para responder às questões dos interessados; b) O título do trabalho deve ser idêntico ao título do trabalho submetido ao Evento; 8.6 – É proibida a apresentação: a) por terceiros; b) utilizando-se de microfones e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos demais autores da sessão, sem prévia autorização da coordenação. c) apresentação em formato físico.

9. DA IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES NOS TRABALHOS

9.1- Todos os arquivos/textos submetidos que tenham identificação dos autores no texto ou no arquivo serão rejeitados imediatamente.

10. ANAIS DOS TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL

10.1 Serão reproduzidos os Anais do ENEX 2018 apenas para os que respeitarem integralmente as normas aqui estabelecidas, especificamente os trabalhos completos. 10.2 Caso algum arquivo aceito para apresentação e na confecção dos Anais esteja em desacordo com as normas, o trabalho será excluído sem comunicação prévia aos autores. 10.3 O conteúdo dos Anais é de responsabilidade dos autores, cabendo todo e qualquer ônus. 10.4 Apenas os trabalhos decorrentes das comunicações orais serão adotados para composição dos Anais.

Verificação dos trabalhos enviados. Acesse o link abaixo:


CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A VERIFICAÇÃO DOS TRABALHOS

Recuperar Senha? Informe o seu email cadastrado no ENEX.