TRABALHOS
Normas para submissão dos trabalhos científicos.

1. ORIENTAÇÕES GERAIS

1.1 – O autor que submeter o trabalho, será responsável pela apresentação do trabalho e acompanhamento dos resultados da avaliação por parte dos pareceristas (via link na página do evento: www.enex.unifacex.com.br); 1.2 – Não serão aceitos trabalhos após o vencimento do prazo; 1.3 – A data para as submissões dos trabalhos será entre o período do dia 05/10/2020 até 30/10/2020 às meia-noite (horário de Brasília); 1.4 – Quanto da submissão o autor deverá efetuar o login na página indicada, para que em seguida possa preencher as informações necessárias; 1.5 – Cada participante poderá inscrever até 04 (quatro) trabalhos. A contagem do número de trabalhos não distingue autoria e co-autoria, ou seja, apenas 04 independente da ordem de submissão deverão ser analisados; 1.6 – Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de Comunicação oral (Resumo expandido) e Pôster eletrônico (Resumo simples) – pesquisa original, revisão de literatura ou relato de experiência; 1.7 – Após realização do login, o autor deverá selecionar a modalidade do trabalho (Comunicação Oral ou Pôster Eletrônico), bem como o tipo de trabalho: pesquisa original ou revisão da literatura ou relato de experiência. Neste momento deverão ser preenchidos o(s) nome(s) do(s) demais autor(es) (caso haja), título do trabalho, selecionar a área do conhecimento e três palavras-chave; 1.8 – Para os trabalhos do tipo Comunicação Oral deverá ser feito o upload do arquivo, que DEVERÁ conter no máximo 1.500 palavras e no modelo a ser disponibilizado, por meio do tipo DOC. (produzido no Microsoft Word 97-2003), cujo tamanho não poderá ser maior que 1mb (megabyte); 1.8.1 O autor deverá, no ambiente de submissão, fazer o upload no local disponibilizado; 1.9 Para os trabalhos do tipo Pôster deverá ser feito o upload do arquivo, que DEVERÁ conter no máximo 01 (uma) página e no modelo a ser disponibilizado, por meio do tipo PowerPoint. (produzido no Microsoft PowerPoint), cujo tamanho não poderá ser maior que 1mb (megabyte).

2. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

2.1 – Todo o processo de avaliação acontecerá em sistema de revisão de forma que os avaliadores não tomarão conhecimento sobre a identificação dos autores; 2.2 – O participante responsável pelo envio do trabalho será informado por e-mail sobre o resultado da avaliação. A qualquer momento será possível verificar a situação do trabalho enviado, através da opção VERIFICAÇÃO DE TRABALHOS contida nesta tela; 2.3 Os trabalhos que carecerem de ajustes, após avaliação dos pareceristas deverão retornar via sistema no limite da data de finalização de recebimento de trabalhos no ato avaliativo. O trabalho reenviado passará novamente por avaliação e só após a nova avaliação receberá o status de aprovado ou rejeitado, isso dentro do prazo de submissão.

3. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

3.1 – As apresentações acontecerão no dia 13/11/2020 pelo Google Meet. Divulgaremos os links e os horários pré-determinados das apresentações com antecedência antes da semana do evento; 3.2 - Quanto ao formato da apresentação (da comunicação oral e Pôsteres), orienta-se observar o modelo no site do Unifacex.

4. CERTIFICAÇÃO DOS TRABALHOS E DE PARTICIPAÇÃO NO EVENTO

4.1 – Serão certificados, apenas, os trabalhos efetivamente apresentados no evento pelo(s) autor(es); 4.2 – O (s) certificado(s), contendo o(s) nome(s) de todos os autores cadastrados na submissão, será(ão) entregue(s) virtualmente no mesmo ambiente da submissão, em PDF., tendo acesso o autor que fez a submissão; 4.3 – A certificação de participação do XVII ENEX ocorrerá em até 60 (sessenta) dias após o término do Evento; 4.4 – O acesso aos certificados, referente a publicação, ocorrerá pela área do autor principal que fez a submissão, ficando disponível até 120 dias, após a liberação no sistema ou no site do ENEX após 30 dias.

5. NORMAS DE SUBMISSÃO NA MODALIDADE COMUNICAÇÃO ORAL (RESUMO EXPANDIDO – PESQUISA ORIGINAL, REVISÃO DA LITERATURA OU RELATO DE EXPERIÊNCIA)

5.1 – No máximo 6 (seis) autores poderão constar no trabalho; 5.1.2 - O orientador/professor, deve ser considerado como autor; 5.1.3- Cada resumo expandido só pode ter até 1.500 palavras em Word, feito o upload no modelo a ser disponibilizado, por meio do tipo DOC. (produzido no Microsoft Word), cujo tamanho não poderá ser maior que 1mb (megabyte); 5.2 – O trabalho deverá ser elaborado rigorosamente de acordo com o modelo estabelecido no item 5.5.1, respeitando-se o prazo de submissão no evento; 5.3 – O conteúdo do trabalho completo deve ser revisado gramaticalmente pelo(s) autor(es) e orientador (se for o caso, mas considerando como autor), antes de submetê-lo à avaliação dos pareceristas; 5.4 – O trabalho será avaliado(s) por pareceristas, convidados pela Comissão Científica; 5.5 – O resumo expandido, de qualquer área do conhecimento, deverá ser escrito em Língua Portuguesa e elaborados rigorosamente de acordo com o modelo estabelecido; 5.5.1 – O resumo expandido oriundo de pesquisa (original ou de revisão) deve conter: • Introdução: Descrever uma visão geral sobre o tema abordado no estudo, com definição dos objetivos do trabalho e relevância da pesquisa. •Metodologia: como o trabalho foi realizado (procedimentos/estratégias; os sujeitos/participantes/documentos; equipamentos/ambientes, etc.); • Resultados e discussão: os resultados obtidos; se for o caso, fazer referência a medidas e cálculo estatísticos aplicados; • Conclusão: basearem-se nos dados apresentados no item Resultados, referindo-se aos objetivos da pesquisa; • Referências: informar os autores consultados e referenciar de acordo com a ABNT. Obs 1º: no caso de resumo expandido em forma de RELATO DE EXPERIÊNCIA, exclusivamente, deverão conter a seguinte estrutura: • Introdução: Os autores devem situar brevemente a intervenção realizada, seus objetivos e conceitos que fundamentaram a prática devidamente referenciados em literatura científica reconhecida como tal. Deve-se esclarecer também em âmbito a intervenção foi realizada, ou seja, se extensão, estágio ou experiência equivalente. É necessário descrever também uma justificativa para a intervenção realizada. • Metodologia: Nesta seção, devem estar claros os seguintes itens: o local onde a prática foi realizada, caracterizar quem participou dela (sejam pessoas ou instituições), o período em que ocorreu, a quantidade de encontros bem como quais intervenções realizadas (técnicas, métodos, instrumentos, dinâmicas de grupo, etc.). Caso tenha havido a necessidade de cuidados éticos, tais como autorização de crianças e adolescentes para participação, os autores também deverão descrevê-los. • Resultados: Neste item, devem ser descritos os resultados da intervenção. Ou seja, qual o impacto das ações realizadas. Aqui podem estar contidos fragmentos de fala dos participantes, resultados de instrumentos utilizados, relatos feitos pelos autores da intervenção provenientes de observações feitas no campo ou elementos equivalentes. • Conclusões: Neste item, os autores devem avaliar o processo da intervenção: utilidade, fragilidades e pontos fortes da intervenção. Podem ser apresentadas também breves reflexões sobre ações futuras na mesma área. • Referências: De acordo com as normas da ABNT. 5.6 - O corpo do texto deve estar em espaçamento 1,5 entre linhas, página tamanho padrão A4, no formato retrato. A página do trabalho deverá ter margem superior e esquerda igual a 3,0 cm e inferior e direita igual a 2,0 cm. 5.7 – É obrigatório que: a) Os autores façam revisão gramatical, ortográfica e de digitação no trabalho completo, sob pena de desclassificação; b) A elaboração do documento deve atender rigorosamente o modelo estabelecido pela Comissão Científica. 5.8 - No ato da submissão dos trabalhos, a inclusão de todos os autores deve ser feita com seu nome por extenso no momento da submissão. Em hipótese alguma será aceita a inclusão de autor após a submissão; 5.9 - A submissão se dá por meio de UPLOAD de Arquivo em Word, exclusivamente. 5.10 - Será disponibilizado o modelo que deve ser seguido, integralmente. 5.11 - Trabalho identificado será imediatamente rejeitado, não cabendo nova submissão. 5.12 - Trabalho com ausência de informações (desrespeitando o modelo) será imediatamente rejeitado. 5. 13 – No ato da submissão, todos os autores confirmam que a versão final do resumo expandido foi revisada, de modo a poderem ter responsabilidade pública pelo conteúdo do trabalho.

6. NORMAS DE SUBMISSÃO NA MODALIDADE PÔSTER ELETRÔNICO (RESUMO SIMPLES, – PESQUISA ORIGINAL, RELATO DE EXPERIÊNCIA OU REVISÃO DE LITERATURA)

6.1 – No máximo 6 (seis) autores poderão constar no trabalho; 6.1.1- O resumo simples deve conter no mínimo 250 palavras e no máximo 300 palavras, deve utilizar fonte Times New Romam, tamanho 11, justificado, espaçamento entre linhas simples. Deve ser precedido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por vírgulas. 6.2 – O resumo simples do trabalho deverá ser elaborado rigorosamente de acordo com o modelo estabelecido no item 5.5.1, respeitando-se o prazo de submissão no evento; 6.3 – O conteúdo do resumo simples deve ser revisado gramaticalmente pelo(s) autor(es) e orientador (mas considerando como autor), antes de submetê-lo à avaliação dos pareceristas; 6.4 – O resumo simples do trabalho inscrito(s) no evento será avaliado(s) por pareceristas, convidados pela Comissão Científica; 6.5 – O resumo simples do trabalho, de qualquer área do conhecimento, deverá ser escrito em Língua Portuguesa e elaborados rigorosamente de acordo com o modelo estabelecido devendo conter somente texto;

7. DO MODELO/APRESENTAÇÃO DO PÔSTER ELETRÔNICO

7.1 – O pôster deverá contemplar os seguintes tópicos: 1ª - Símbolo do UNIFACEX (parte superior do pôster); Título do trabalho; nome dos autores (por extenso) e e-mail; 2ª - Introdução; 3ª - Objetivos; 4ª - Metodologia; 5ª - Resultados ou Resultados e discussões; 6ª - Conclusão. 7ª – Referências 7.2 – Tamanho do Pôster eletrônico: 1 slide do PowerPoint 7.3 – O texto do Pôster deve ser legível; 7.4 – Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas possíveis; 7.5 – Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público; 7.6 – A apresentação do pôster eletrônico será feita pelos alunos através do Google Meet, na sala a ser indicada no resultado da avaliação através do site do evento; 7.7 – É obrigatório que: a) O título do trabalho no pôster deve ser idêntico ao título do trabalho submetido ao Evento; b) O autor que irá apresentar o trabalho deverá ser ser responsável pela projeção do Pôster eletrônico pelo Google Meet. c) O autor responsável deverá ligar a câmera e o microfone no ato da apresentação; 7.8 – É proibida a apresentação: a) por terceiros;

8. DO MODELO/APRESENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORAL

8.1 – O trabalho deverá ser apresentado VIRTUALMENTE pelo Google Meet, devendo contemplar os seguintes tópicos: 1ª - Símbolo do UNIFACEX (parte superior); Título do trabalho; nome dos autores (por extenso) e e-mail; 2ª - Introdução; 3ª – Objetivo(s); 4ª - Metodologia; 5ª - Resultados e discussões; 6ª – Conclusão; 7ª – Referências; 8.2 – Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas possíveis; 8.3 – Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para despertar o interesse do público presente; 8.4 – A apresentação do trabalho será feita pelos autores, no local (link da sala virtual) e hora a serem indicados no resultado da avaliação através do site do evento; 8.5 – É obrigatório que: a) O título do trabalho no pôster deve ser idêntico ao título do trabalho submetido ao Evento; b) O autor que irá apresentar o trabalho deverá ser ser responsável pela projeção dos slides pelo Google Meet. c) O autor responsável devera ligar a câmera e o microfone no ato da apresentação; 8.6 – É proibida a apresentação: a) por terceiros; b) apresentação em formato físico.

9. DA IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES NOS TRABALHOS

9.1- Todos os arquivos/textos submetidos que tenham identificação dos autores no texto ou no arquivo serão rejeitados imediatamente.

10. ANAIS DOS TRABALHOS COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER ELETRÔNICO

10.1 Serão reproduzidos os Anais do ENEX 2020 apenas para os que respeitarem integralmente as normas aqui estabelecidas, tanto para os resumos expandidos, quanto para os resumos simples. 10.2 Caso algum arquivo aceito para apresentação e na confecção dos Anais esteja em desacordo com as normas, o trabalho será excluído sem comunicação prévia aos autores. 10.3 O conteúdo dos Anais é de responsabilidade dos autores, cabendo todo e qualquer ônus. 10.4 Todos os trabalhos decorrentes das comunicações orais e pôsteres serão adotados para composição dos Anais, que sairá em 2021.

11. ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Tipos de atividade Equivalência como Atividade Complementar
Participação na Conferência 20h
Participação em eventos científicos dos cursos 10h
Apresentação de trabalho em Resumo Expandido (apresentação em comunicação oral) 15h
Apresentação de trabalho em Resumo Simples (apresentação em Pôster Eletrônico) 10h
Publicação em Anais (Resumo Expandido) 30h
Publicação em Anais (Resumo Simples) 10h

Verificação dos trabalhos enviados. Acesse o link abaixo:


CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A VERIFICAÇÃO DOS TRABALHOS

Trabalhos Aceitos. Arquivos em PDFs

AVISO: Não possue PDFs cadastrados.
Recuperar Senha? Informe o seu email cadastrado no ENEX.